Sistemas de Gestão

Os sistemas de gestão auxiliam as empresas a sustentar financeiramente o processo de qualidade e gestão empresarial visando não somente o dono, mas também os demais participantes desta organização (clientes internos e sociedade).
Os primeiros passos para se implementar um sistema de gestão é ter definidos claramente os seguintes conceitos: Definição do negócio, Missão, Visão e Valores e depois disseminá-los na organização.
São três os pilares de sustentação de qualquer modelo de sistemas de gestão:

Comprometimento da alta administração:
  • ·         Dar o exemplo;
  • ·         Desejo real de implementação;
  • ·         Entendimento e desdobramento dentro dos mesmos conceitos nas diversas áreas;
  • ·         Reconhecimento dos bons resultados;
  • ·         Acompanhamento regular dos resultados das metas.


Envolvimento da média gerencia:
  • ·         Perfeito entendimento dos conceitos passados pela alta administração;
  • ·         Garantir  padronização e treinamento dos funcionários;
  • ·         Romper com o medo de delegação;
  • ·         Passar a dar maior enfoque nas melhorias;
  • ·         Reconhecimento dos bons resultados obtidos;
  • ·         Acompanhamento regular dos resultados das metas.


Envolvimento dos funcionários
  • ·         Programa de educação e treinamento
  • ·         Passar a gerenciar a rotina
  • ·         Atuar na solução dos problemas de rotina

Postagens mais visitadas deste blog

Os Mestres da qualidade

Ciclo MAMP

Você está drenando o pântano ou só pegando jacarés?