O mercado do "Aqui e Agora"
Outro dia, durante minha aula de MBA, um dos
professores falou sobre uma experiência dele com uma empresa de TV por
assinatura que dizia ter a gestão voltada para o cliente, porém quando ele
solicitou que fosse agendado um horário com ele para instalação dos
equipamentos, a empresa não podia precisar um horário, dizia ser no horário
comercial.
Bom, o professor
passou então a reflexão que eu gostaria de compartilhar.
Como fazer para
gerenciarmos este mercado do "Aqui e Agora" que vivemos?
Denominei o mercado de “Aqui e Agora” pois estamos em
uma era em que as informações estão extremamente velozes e os consumidores
estão cada vez mais exigentes, sem levar em conta o grande problema de
mobilidade urbana que vivemos atualmente, este cenário faz com que tenhamos cada vez
mais necessidade de otimização de nosso precioso tempo, por isso quando decidimos
comprar um produto ou consumir um serviço, além da ansiedade natural de ter que
esperar à chegada do produto ou execução do serviço, temos em mente que não
podemos perder tempo esperando muito por estarmos muito mais críticos.
Isto faz com que as empresas tenham que pensar no modo
de atender seus clientes, no exemplo da TV à Cabo, atualmente ficar esperando
por uma empresa, que você está pagando pelo serviço, durante um período
comercial inteiro é quase inadmissível, ainda mais para aqueles que trabalham
fora, ter que perder o dia de trabalho pode lhe custar caro.
Neste caso a
empresa poderia ter oferecido um agendamento prévio de horário para atender
melhor seu cliente, porém, entendo o cálculo e a quantidade de mudanças
logísticas que teriam que fazer para conseguir atender melhor, como:
- · Melhorar o sistema de agendamento de visitas com seus técnicos,
- · Planejar e conferir os equipamentos à serem instalados para não perder tempo em ter que corrigir este problema,
- · Treinar sua equipe para encontrar os melhores caminhos e fugir do trânsito
E muito mais,
mas esta é uma tendência de mercado e cabe às empresas pensar nestes
investimentos para continuar com seus diferenciais competitivos no futuro.
Quando
pensamos nos novos consumidores, que atualmente são bebês e crianças, estes já
nasceram em uma era totalmente conectada e facilitada, para eles tudo funciona
em “touch” e para executar é simples, basta deslizar o dedo, estes consumidores
serão ainda mais críticos e com mais necessidade de otimização de tempo, por
isso, vale muito a pena pensar em como atender este mercado que vai surgir nos
próximos anos.
Pense nisso e
se prepare!