O mercado do "Aqui e Agora"




Outro dia, durante minha aula de MBA, um dos professores falou sobre uma experiência dele com uma empresa de TV por assinatura que dizia ter a gestão voltada para o cliente, porém quando ele solicitou que fosse agendado um horário com ele para instalação dos equipamentos, a empresa não podia precisar um horário, dizia ser no horário comercial.

Bom, o professor passou então a reflexão que eu gostaria de compartilhar.

Como fazer para gerenciarmos este mercado do "Aqui e Agora" que vivemos?

Denominei o mercado de “Aqui e Agora” pois estamos em uma era em que as informações estão extremamente velozes e os consumidores estão cada vez mais exigentes, sem levar em conta o grande problema de mobilidade urbana que vivemos atualmente,  este cenário faz com que tenhamos cada vez mais necessidade de otimização de nosso precioso tempo, por isso quando decidimos comprar um produto ou consumir um serviço, além da ansiedade natural de ter que esperar à chegada do produto ou execução do serviço, temos em mente que não podemos perder tempo esperando muito por estarmos muito mais críticos.
Isto faz com que as empresas tenham que pensar no modo de atender seus clientes, no exemplo da TV à Cabo, atualmente ficar esperando por uma empresa, que você está pagando pelo serviço, durante um período comercial inteiro é quase inadmissível, ainda mais para aqueles que trabalham fora, ter que perder o dia de trabalho pode lhe custar caro.
Neste caso a empresa poderia ter oferecido um agendamento prévio de horário para atender melhor seu cliente, porém, entendo o cálculo e a quantidade de mudanças logísticas que teriam que fazer para conseguir atender melhor, como:
  • ·   Melhorar o sistema de agendamento de visitas com seus técnicos,
  • ·   Planejar e conferir os equipamentos à serem instalados para não perder tempo em ter que corrigir este problema,
  • ·   Treinar sua equipe para encontrar os melhores caminhos e fugir do trânsito

E muito mais, mas esta é uma tendência de mercado e cabe às empresas pensar nestes investimentos para continuar com seus diferenciais competitivos no futuro.
Quando pensamos nos novos consumidores, que atualmente são bebês e crianças, estes já nasceram em uma era totalmente conectada e facilitada, para eles tudo funciona em “touch” e para executar é simples, basta deslizar o dedo, estes consumidores serão ainda mais críticos e com mais necessidade de otimização de tempo, por isso, vale muito a pena pensar em como atender este mercado que vai surgir nos próximos anos.

Pense nisso e se prepare!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Mestres da qualidade

Ciclo MAMP

Você está drenando o pântano ou só pegando jacarés?