Evolução da Qualidade


Desde antes de Crísto já se falavam em “qualidade”,  “A perfeição não deve ser um ato, deve ser um hábito” Aristóteles 350 a.C

Era da Inspeção da qualidade (1900 a 1930) – baseada num padrão de referência, utilizada desde a época dos artesãos, onde estes eram responsáveis pelos aspectos de qualidade do produto final. Taylor, posteriormente, formalizou esta atividade criando a Administração Científica na qual passou a existir a figura do “Inspetor” cuja função era classificar perante ao padrão de qualidade estabelecido (padrão de referência), classificar e quantificar.

Era do Controle Estatístico da Qualidade (1930 a 1950) – o foco desta era foi controlar não apenas a qualidade do produto final (após o processo realizado) e sim controlar a qualidade do processo. SHEWHART utilizou o Controle Estatístico da Qualidade na Bell Telephone Laboratories em 1920, estabelecendo o conceito de tolerância e utilizou pela primeira vez o gráfico de controle da qualidade. Nesta era também se utilizou como ferramenta o gráfico de dispersão, plano de amostragem e base estatística, conceitos fundamentais atualmente.

Garantia de Qualidade (1950 a 1980) – O foco desta era continuou na prevenção porém sob quatro novos aspectos: Quantificação dos Custos da Qualidade,  Controle Total da Qualidade, Engenharia de Confiabilidade e Zero Defeito.


Gestão Estratégica da Qualidade (1980 até hoje) – Busca o comprometimento de toda a organização com a qualidade, desde a alta administração até o operador, tornando prioritária a relação entre qualidade e os objetivos básicos e estratégicos da empresa. As técnicas utilizadas são as mais variadas, independentes de sua fase ou era. O desenvolvimento das equipes e o foco nas necessidades dos clientes se tornaram fatores de vital importância, trazendo como conseqüência profundas mudanças nos sistemas gerenciais.

Material extraído da apostila de MBA da FGV 2014 - Prof. Luiz Becker

Postagens mais visitadas deste blog

Os Mestres da qualidade

Ciclo MAMP

Você está drenando o pântano ou só pegando jacarés?