Evolução da Qualidade
Desde antes de Crísto já se falavam em “qualidade”, “A perfeição não deve ser um ato, deve ser um
hábito” Aristóteles 350 a.C
Era da Inspeção da
qualidade (1900 a 1930) – baseada num padrão de referência, utilizada desde
a época dos artesãos, onde estes eram responsáveis pelos aspectos de qualidade
do produto final. Taylor, posteriormente, formalizou esta atividade criando a Administração Científica na qual passou
a existir a figura do “Inspetor” cuja função era classificar perante ao padrão
de qualidade estabelecido (padrão de referência), classificar e quantificar.
Era do Controle
Estatístico da Qualidade (1930 a 1950) – o foco desta era foi controlar não
apenas a qualidade do produto final (após o processo realizado) e sim controlar
a qualidade do processo. SHEWHART utilizou o Controle Estatístico da Qualidade
na Bell Telephone Laboratories em 1920, estabelecendo o conceito de tolerância
e utilizou pela primeira vez o gráfico de controle da qualidade. Nesta era
também se utilizou como ferramenta o gráfico de dispersão, plano de amostragem
e base estatística, conceitos fundamentais atualmente.
Garantia de Qualidade
(1950 a 1980) – O foco desta era continuou na prevenção porém sob quatro
novos aspectos: Quantificação dos Custos da Qualidade, Controle Total da Qualidade, Engenharia de
Confiabilidade e Zero Defeito.
Gestão Estratégica da
Qualidade (1980 até hoje) – Busca o comprometimento de toda a organização
com a qualidade, desde a alta administração até o operador, tornando
prioritária a relação entre qualidade e os objetivos básicos e estratégicos da
empresa. As técnicas utilizadas são as mais variadas, independentes de sua fase
ou era. O desenvolvimento das equipes e o foco nas necessidades dos clientes se
tornaram fatores de vital importância, trazendo como conseqüência profundas
mudanças nos sistemas gerenciais.
Material extraído da apostila de MBA da FGV 2014 - Prof. Luiz Becker