Para que serve o painel do carro? | Dashboard | Indicadores de Desempenho


O que é DASHBOARD?

Uma boa alusão ao Dashboard é o painel do carro, o painel serve para informar o motorista da situação do veículo sob alguns aspectos (Velocidade, Rotação do motor, Nível de Gasolina, Nível de óleo, etc.).
Estas informações fazem com o que o motorista tome decisões e ações em função delas de acordo com a urgência da informação.

Trazendo isto para o mundo corporativo

Para entendermos o que seria cada uma destas informações, vamos entender o que são:

INDICADORES DE DESEMPENHO.

Vamos pensar no nível de gasolina: Se o painel mostra que o nível de gasolina esta baixo o motorista logo deve procurar um posto e abastecer o tanque, agora pense em uma empresa, se o gestor observar seu caixa e entender que está mais baixo do que os seus projetos necessitarão para o período que ele imagina, logo, ele precisará procurar formas de aumentar este caixa, não é mesmo?

Agora, e se o painel do carro mostra que a velocidade está baixa e ele precisa tem um horário para chegar aonde deseja, o motorista aperta o passo e acelera o carro, mas ele olha o nível de gasolina, se estiver com boa quantidade ele pode acelerar, caso contrário não pode forçar o carro para não gastar tando combustível, não é? Pois é, o gestor age da mesma forma, se ele precisa atingir uma meta que foi estabelecida para um período ele obseva os recursos que tem (humanos, tecnológicos, financeiros, etc.) se o seu painel de indicadores lhe permitir aumentar o passo, ele procurará formas de acelerar o processo para atingir a sua meta.

É exatamente isto, a comparação entre o painel do carro e o painel de bordo (Dashboard) é muito bastante relevante. Cada informação que o painel gera é um "INDICADOR DE DESEMPENHO" que o motorista tem alí, ao alcance dos olhos.

Os indicadores de desempenho indicam como está a sua empresa sob vários aspectos, de acordo com o site administradores.com indicadores dão dimensões e medidas sobre o desempenho da empresa em todas as áreas, como por exemplo:

"Indicadores operacionais: demonstram a relação entre quantidade de trabalho a ser realizada em relação ao tempo;
Indicadores de custos: mensuram os gastos na realização da atividade produtiva;
Indicadores financeiros: Que são normalmente utilizados na avaliação de empresas e podem apresentam alguns grupos de trabalho, como por exemplo, estrutura de capital, que buscam demonstrar como a empresa está estruturada, conforme a relação ao capital próprio (Patrimônio Líquido) e o capital de terceiros (Passivo); Liquidez, indicadores de liquidez têm por objetivo demonstrar a capacidade de pagamento da empresa a longo e curto prazo;Rentabilidade,demonstram a rentabilidade da empresa, medindo o retorno alcançado."



Kaplan e Norton criadores do sistema de medição de performance empresarial (BSC) colocam vários indicadores de performance desde financeira até performance humana da sua equipe, de seu capital intelectual e até mesmo sua carreira.

Para se criar bons indicadores de desempenho você precisa seguir alguns passos:

1. Entender a necessidade do cliente
2. Identificar as demandas por falha ou de valor, ou seja, aonde está dando problema ou gerando lucro
3. Definir sua nova meta (alvo)


Nas empresas é super importante os gestores terem os seus painéis de bordo para tomarem decisões certas, na hora certa.

Pense nisso e veja a melhor forma de criar os seus indicadores de desempenho e tomar decisões mais corretas e com menor risco.

Postagens mais visitadas deste blog

Os Mestres da qualidade

Ciclo MAMP

Você está drenando o pântano ou só pegando jacarés?