Carreira


Você pensa na sua carreira ou deixa que a vida pense nela por você?

Muitas pessoas deixam que a vida pense nas suas carreiras ao invés de pensar estratégicamente nelas, olhar o futuro de suas vidas e pensar como gostariam de estar neste futuro.

Vou compartilhar com vocês a minha trajet ória e como consegui aproveitar todos os conhecimentos que tenho até o momento.

Aos 16 anos, minha mãe vivia falando para eu fazer SENAI e eu na época não queria saber disso, porém ao terminar o colegial eu fui fazer cursinho para tentar passar na universidade pública, afinal não tinha dinheiro para pagar a faculdade e ganhava pouco no meu trabalho inicial como operador de telemarketing.
Prestei o vestibular para a universidade, porém como segunda opção eu prestei na escola técnica estadual, afinal eu estava estudando bastante e se não desse na faculdade, daria na escola técnica.
E foi exatamente assim, a faculdade não deu, mas consegui passar em 14 lugar da escola técnica estadual Getúlio Vargas no Ipiranga em São Paulo, passei no curso de Telecomunicações.
A opção por fazer o curso veio pois na época foi o início da Telefônica no Brasil e haviam muitas vagas para instalador de telefones, eu me interessava pelo assunto e lá fui eu no curso.
Durante o curso aprendi várias coisas, dentre elas a Lógica e a Física Elétrica foram fundamentais na minha vida.
No terceiro mês de curso eu enviei um currículum para uma empresa multinacional Schneider Electric que era perto da minha casa e por sorte eles estavam precisando de alguém para o Call Center deles. Observe como são as coisas, eu trabalhava em Call Center e estava fazendo curso técnico, a vaga era para mim.
Entrei como estagiário técnico ganhando 3x mais do que eu ganhava no Telemarketing, isso com 3 meses de curso.
Finalizando o curso eu já conseguia, com o salário da Schneider, pagar uma faculdade e decidí fazer Administração de Empresas, isso porque eu desde criança tinha um sonho de ter meu próprio negócio, sempre tive espírito empreendedor, apesar da empresa ser de Engenharia Elétrica na veia, eu não me identificava com engenharia.
E assim comecei Administração, logo no começo do curso e por intermédio dos meus colegas de trabalho, em especial um que virou meu sócio depois, comecei a gostar de Informática e programação.
Por conta deste gosto e da vontade de resolver os problemas do dia-a-dia do meu trabalho na Schneider, resolvemos desenvolver um programa para nos ajudar no setor, daí a lógica que aprendi no curso técnico me ajudou muito pois eu conseguia olhar para as atividades do setor e traduzir em fluxos para serem programados. Este programa deu muito certo no setor e identificamos que este processo de desenvolver sistemas poderia virar um negócio.
E assim o fizemos, criamos uma empresa chamada inicialmente ORBISOFT e depois ORBISOLUTION e conseguimos alguns clientes, em pouco tempo precisávamos de tempo para desenvolver os negócios, então eu resolví saír da Schneider e dedicar meu tempo à ORBISOLUTION.
Em Maio de 2009 eu saí e comecei minha aventura empreendedora, assim eu agrupei os conhecimentos técnicos do curso e os conhecimentos de Administração da faculdade.
No mesmo ano, por conta de diversos acontecimentos familiares, eu assumi uma posição na SCHIMITD, empresa de prestação de serviços, criada pelo meu pai em 1993. Lá assumi uma posição de diretoria, fazendo parte da empresa, porém minha principal missão inicial era cuidar do Marketing da empresa.
Para este trabalho de marketing tive que resgatar a estratégia da faculdade, os conhecimentos em marketing, afinal foi a ênfase que dei no meu curso de Administração e comecei estes trabalhos de gerenciamento da marca, posicionamento, melhoria de imagem institucional e assim estou até agora.
Recentemente precisamos, por conta de uma lei municipal, de um técnico formado para assinar os projetos com CREA, e por coincidência, eu tinha este curso e poderia até assinar os projetos.
Estes são os momentos que você percebe que a vida lhe reserva curiosidades e caminhos que vão lhe ser úteis e se encontrar em algum momento.
Agora a mensagem final que quero deixar é que você sempre aproveite o conhecimento adquirido e utilize-o, aplique-o sempre que puder, o conhecimento sempre lhe será útil em algum momento e siga, na sua carreira, um norte, um ideal, uma meta.
Tome as decisões do que fazer, sempre baseado em, aonde quer chegar. Desta forma, o conhecimento que adquiriu lhe será útil bem antes do que você imagina.

Obrigado

Postagens mais visitadas deste blog

Os Mestres da qualidade

Ciclo MAMP

Você está drenando o pântano ou só pegando jacarés?