Você é bem-sucedido?


Para você, ser bem sucedido significa o que?

Neste post eu faço uma reflexão sobre a palavra Bem-Sucedido.

Normalmente esta palavra está associada à aqueles empresários que tiveram êxito nos seus negócios ou aqueles que ganharam dinheiro (ou pelo menos demonstram que ganharam para a sociedade), porém faço uma reflexão mais profunda sobre esta palavra.

[bem + sucedido] Se observarmos bem a conotação que a palavra dá, uma pessoa Bem Sucedida é aquela que será sucedida por outra com qualidade igual ou melhor, ou seja, ela será bem sucedida por esta pessoa.

Desta forma, faço um comparativo entre a palavra e a forma como as pessoas enchergam o sucesso, ou seja, bem sucedida seria aquela pessoa que conseguir capacitar seu sucessor à ponto de conseguir sair de sua atividade sem perder a qualidade, ou até ganhando qualidade por seu sucessor, pelas habilidades dele, convicções, talentos, etc.

Observo que muitas vezes o líder segura a informação com medo ou ego abalado pressionando sua equipe do sucesso, privando os seus sucessores do sucesso próprio, pois assim manterá-se topo da sua equipe, o que é um grande erro. Um líder competente sabe que precisa de uma equipe talentosa e que o seu sucesso será o sucesso de sua própria equipe e quanto maior for o sucesso de seu liderado, maior será o seu sucesso.

Outro ponto que o líder deve pensar é segurando o talento de sua equipe apenas para sí o tamanho do seu sucesso será limitado ao tamanho das habilidades, tempo, saúde, paciência, compreensão e inteligência dele próprio, e é muita pretenção achar que isto basta. Para que o líder tenha seu sucesso potencializado ele precisa unir sua energia com outros, com a sua própria equipe.

Dando poder à equipe, delegando tarefas, orientando seus liderados nos casos que saem fora do rumo esperado, sendo exemplo dos seus próprios pedidos e tendo humildade suficiente para reconhecer o talento dos outros o líder terá seu sucesso potencializado e deixará de ter uma equipe e passará a ter fãs que o adorarão aonde quer vá, fazendo desta forma e figura do líder deixa de ser apenas institucional, servindo apenas à aquela empresa ou atividade e passa a ser para a vida.

Tenho muitos exemplos de líderes que viraram exemplos de vída para mim e até hoje, por mais que eu tenha deixado a atividade ainda os admiro e os tenho como exemplo.

Bom, vale a pena pensar nisso, seja líder, seia humilde, seja exemplo de vida.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Mestres da qualidade

Ciclo MAMP

Você está drenando o pântano ou só pegando jacarés?