Você dá retorno para seus clientes?


Você dá retorno para seus clientes?

O que pode paracer uma pergunta simples, na realidade não é, muitas vezes neste pingpong de informações, apenas um lado envia a bolinha e o outro só assiste.

Atualmente tenho percebido um aumento crescente da falta de retorno que tenho tido dos fornecedores, de diversos ramos que tenho conato, todos eles colocam a culpa na "correria". 

Esta atitude me leva à pensar de duas formas: Ou ele está com muitos negócios que não consegue dar conta ( o que seria bom, pois demonstraria que o mercado está super aquecido e estamos em plena forma econômica), ou ele está gerenciando mau o tempo.

Mas na realidade percebo que a falta de planejamento faz com ele ele não consiga retornar para você e está resolvendo problemas da operação, isso idependente do tamanho do fornecedor, aparentemente temos uma grande falta de foco das áreas.

Além disso, acho que vale a reflexão para todos que são empreendedores, profissioanais liberais, autônomos, líderes de equipe: Será que a sua equipe está dando retorno para seus clientes?
Pense bem: Você tem certeza que sua equipe retorna para todos os contatos?

E outra coisa, quantos negócios nós não perdemos diariamente por falta de contato com os clientes? 
Muitos colocam à culpa no SPAM: "Puxa, desculpa, seu emai caiu na minha caixa de spam e eu só ví hoje".  Você já ouviu isso?

Realmente temos muitos problemas com a quantidade de SPAM que recebemos diariamente e eventualmente algum email importante cai na lista negra, mas quantas vezes o SPAM foi utilizado como uma boa desculpa para a falta de organização?

Quando digo retornar ao cliente, não é somente em caso de proposta, orçamento, etc. mas em todos os cados que o cliente lhe pede uma informação e você fica de retornar para ele, neste momento vocês firmaram um contrato verbal e o cliente está aguardando o retorno, mesmo nesta situação muitos não retornarm.

Tem o outro ponto também, quando você agenda com o cliente um horário e não pode cumprir com ele, mas ao invés de avisar com antecedência, você coloca a culpa no trânsito, na "correria".

Não estou nem falando sobre algum tipo de sistema CRM para lhe facilitar a vida, ou um controle de WORKFLOW para que a informação não se perca, mas sim, o simples fato de dar atenção ao seu cliente, seja ele um novo ou um cliente antigo.

Atualmente temos tanta carência de um bom atendimento que qualquer sorriso tá valendo 10% de aumento.

Bom, pense nisso, vale a pena!



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